CAM
XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.
KVCD e KSVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.
KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.
AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
MPEG
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.
OGM
Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
VP7
a On2 publicou a versão 7 do seu famoso codec vídeo batizado de VP7. Desta forma a On2 espera poder combater os outros codecs, tais como o WMV9, o Real 10, o Nero Digital, o DivX ou ainda o MPEG4 H.264.
Vejam as novidades oferecidas por esta versão:
• Up to 50% improvement in video quality over TrueMotion VP6
• Dramatic improvements in animation compression
• Drastic reduction in ringing artifacts (mosquito-like noise around sharp edges)
• Smoother motion
• Improved datarate control
• More supported input formats
• Real-time compression
• Multi-pass encoding
• Special video conferencing and dropped-packet features
• Integrated with On2CompI compression application
• Support for Video for Windows (VFW) and Direct Show
• Better cut-scene detection
• Straightforward licensing terms (royalty-free solutions available)
• Carries no burdensome patent pooling restrictions or external licensing fees
• Purely software-based solution that can be upgraded easily
Demonstração do codec em ação aqui: http://www.on2.com/video_samples/vp7-samples/
Download do codec: http://www.on2.com/downloads/vp7-personal/
RMVB
É um novo formato de vídeo, cuja sigla significa Real Media Variable Bitrate.Usando um Bitrate variável, esse tipo de filme consegue boa qualidade com um tamanho de arquivo menor do que o do Divx.Estes vídeos necessitam do "CODEC" do Real Alternative.
H.264
O QuickTime 7 apresenta um avançado recurso de codificação de vídeo chamado H.264, que oferece uma qualidade impressionante com taxas de dados muito baixas. Ratificado como parte do padrão MPEG-4 (MPEG-4 Part 10), essa tecnologia ultra-eficiente oferece resultados excelentes através de uma grande variedade de largura de banda, de 3G para aparelhos móveis passando pelo iChat AV para videoconferência até HD para transmissões e DVDs.Qualidade Massiva, Arquivos Mínimos
O H.264 utiliza a última inovação em tecnologia de compressão de vídeo para oferecer uma incrível qualidade a partir da menor quantidade de dados de vídeo. Isso significa que você assiste à vídeos com definição e clareza em arquivos muito menores, poupando largura de banda e custos de armazenamento, em comparação às gerações anteriores de codificadores de vídeo.
O H.264 apresenta a mesma qualidade que o MPEG-2, com um terço ou metade de taxa de dados, e até quarto vezes o tamanho do frame do MPEG-4 Part 2, com a mesma taxa de dados. O H.264 é realmente um espetáculo para ser visto.Ajustável de 3G para HD e Além
O H.264 alcança a melhor e mais eficiente compressão para uma grande variedade de aplicativos, como broadcast, DVD, videoconferência, vídeo em demanda, transmissão e mensagens multimídia. Fiel ao seu design avançado, o H.264 oferece uma excelente qualidade através da uma grande escala operacional, de 3G a HD e tudo o que estiver no meio. Se você precisa de alta qualidade de vídeo para o seu telefone celular, iChat, Internet, broadcast ou transmissão via satélite, o H.264 proporciona uma performance excepcional com taxas de dados realmente baixas.Maiores informações sobre o codec: http://www.apple.com/br/quicktime/technologies/h264/
WorkPrint
Um WorkPrint é uma cópia da película que não foi terminada. Pode ter cenas incompletas, músicas e a qualidade pode variar. Algum WPs é muito diferente de cópia final e outro pode conter cenas extra. WPs pode ser agradáveis à coleção. Hoje em dia, muitas ADD (adicionais) de DVD, contém essas cenas que são cortadas do filme final.
VBR
Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.
Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
Aspect Ratio TagsWS
- Widescreen (letterbox)FS
- Fullscreen
Codec
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).
DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.
NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variaões, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.
Limited
Seria um determinado filme que apenas fora exibido para uma parcela da população. Geralmente são convidados entre outros. Os filmes que saem em Limited são releases DVD-Rip.
AC3
Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.
AAC
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.
Nuke
Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo.
Nuke Reasons
BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme.BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.INTERLACED - Linhas pretas no movimento como a ordem do campo estão incorretas.
BIN / CUE
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.
PROPER
Se algum filme for relançado com a mesma fonte (TC, TS, etc), mas por um grupo diferente e com qualidade de áudio e/ou vídeo superiores, o filme recebe a tag .PROPER.Todo o PROPER deve conter suas razões no .nfo do filme.Um exemplo de PROPER é o Casino.Royale.TC.PROPER.READNFO.xVID-LRC, que tem uma qualidade melhor que os outros releases
DVD-R5
O R5 é feito atrávez de um DVD dublado em chines , russo , coreano ... ou seja , região 5 dos DVDs , por isso R5. Os profissionais pegam o DVD dublado nesta região , retiram o audio e colocam o audio original do filme gravado no cinema . POr isso muita gente diz que o R5 é quase um DVD , pois na verdade é um DVDRip com audio transformado. Portanto vc pode confiar na boa em um release R5 pois tem imagem de DVD e o som MUITO parecido com o de DVD
UNRATED
Muitos release vem com a sigla unrated , por exemplo : Dead.Silence. UNRATED.XVid-Replica . Este termo significa versão extendida . Este release tem cenas adicionais , é a versão sem corte , ou a versão do diretor.
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